segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Barulho



Bom dia!

A questão de eu pedir para que coloquem feltro em seus móveis gerou um certo desconforto entre moradores. O  fato  de colocar feltro nao significa que o barulho não irá existir, e sim minimizar e proporcionar mais qualidade de vida para quem se sente incomodado.

Acredite!!!!! Você nao sabe que incomoda seu vizinho!

Todos os dias lido com situações engraçadas, como por exemplo:

O morador Xis, reclama do morador de cima Y, (e o morador Y que incomoda o morador xis), RECLAMA do morador Z DE CIMA dos mesmos barulhos...

Ou seja, é um efeito cascata...

Um reclamando do outro e sem olhar para o próprio umbigo!


Muito cuidado, vou contar o porquê :


  • Tive um caso da moradora reclamar de um barulho de uma festa do Ap: Xis, as 3 horas da madrugada, levantei e liguei para a pessoa, e essa pessoa me fez ir no apartamento para verificar, resultado: A pessoa estava de pijama e nao tinha ninguém, no outro dia o morador pediu desculpas pelo equívoco.

  •  Outro caso: o morador xis pede para o porteiro da noite ligar no apartamento do Sr.Y, ele liga e o barulho também nao é de lá...
  • Outros casos as pessoas que levam a reclamação juram nao ser elas...
E ai? O que fazer NESTE CASO?

Ao avaliar um barulho, pense nesses itens:

  • - O barulho é rotineiro?
  • - É uma sexta, sábado ou domingo? Ou é dia de semana?
  • - É depois das 22 horas?
  • - Esse morador no qual esta fazendo barulho, sempre faz? Ou é uma eventualidade?
  • - É algo que possa ser relevado?
  • - O barulho é algo que desrespeita seu lar? Do tipo: arrastar móveis, musica que passou dos limites, pessoa pregando quadro, gente gritando ou dançando de salto? Algo do tipo?
  • - Eu tenho certeza absoluta de que o barulho esta vindo deste apartamento?
  • - Eu fui até a porta do apartamento para verificar se realmente é esta unidade que faz barulho?

Leve em conta essas perguntas antes de reclamar, primeiro porque as pessoas precisam entender que existe VIDA dentro de um apartamento, então,  a possibilidade de zero barulho é NULA!

Segundo que, 90% das pessoas que reclamam não sabem (mas eu sei) que em algum momento também incomodam , eu ouço todos os dias pessoas reclamando e sei que todos nós fazemos barulho.

As vezes a pessoa sai da minha sala e fez uma reclamação, e eu acho até engraçado, porque sei que uma outra pessoa reclamou dela, pelo mesmo motivo! Vamos nos atentar, que nós também erramos e somos imperfeitos!

O que nao pode acontecer são barulhos contínuos, tudo que passa dos limites é uma forma de desrespeito com o próximo.

Muitas vezes na sexta feira por exemplo, eu posso estar querendo comemorar meu aniversário e meu vizinho pode estar querendo dormir pois no sábado tem que trabalhar...

Façam as seguintes perguntas para vocês:

- Será que um dia nao pode acontecer o contrário?
Você querendo dormir e ele querendo comemorar o aniversário?



Salto Alto

Quando voce convida alguém para ir na sua casa, voce pede para que a pessoa tire o salto?

Então, também é uma forma de analisarmos a reclamação:

  • - É o morador que usa salto todos os dias?
  • - Ela usa de madrugada? ou antes das 8 da manha?
  • - É algo continuo que a pessoa faz todos os dias?
  •  - É um dia atípico, que a pessoa pode estar recebendo visita?


De odas essas análises antes de eu reclamar no livro, ou para síndica, vale conversar com meu vizinho antes e explicar para ele o que esta me incomodando?

Acho válido esse tipo de conduta antes de qualquer iniciativa, pois o desgaste da convivência e se indispor com a vizinhança pode ser muito mais prejudicial no longo prazo do que vocês imaginam!

Vamos prezar pelas resoluções em primeira instância sempre tentando a conversa e as conciliações.


Assim, vamos construindo um ambiente saudável e de paz!


Att

Marcela





2 comentários:

  1. Muito bom Marcela, parabéns pela postagem, acredito que o caminho seja este mesmo. Eu acrescentaria só uma coisa ao seu texto:

    * Quando for conversar com seu vizinho sobre barulho. Seja educado!

    Por mais óbvio que seja, há pessoas que infelizmente não seguem essa regra de convivência básica, querendo resolver as coisas no grito e fazendo ameaças. E isso não leva a nada, não resolve nada.

    Então quando for conversar com o seu vizinho: sejam cordiais, cumprimentem, interfonem em horário comercial (se possível), informe o que lhe incomoda de uma maneira tranquila. Assim, as chances de chegar a um acordo sem maiores indisposições é bem maior. Caso a pessoa não for receptiva, há os meios legais para resolução do impasse conforme a Marcela mencionou.

    Vivemos em um prédio, dividimos espaços e ambientes comuns, nossos filhos brincam juntos e como a Marcela disse: "precisamos construir um ambiente de convivência saudável porque assim todos ganham".

    Abraços,
    Anderson.

    ResponderExcluir
  2. Marcela, concordo com tudo que escreveu.
    E precisamos ser mais tolerantes uns com os outros, afinal aqui é a nossa casa e existe vida dentro dos apartamentos.

    ResponderExcluir