terça-feira, 30 de agosto de 2016

Minha experiência de síndica.


Para os interessados...


Quando decidi ser síndica eu abdiquei uma outra escolha (como tudo na vida), cada escolha uma certa renúncia, não é mesmo?

 Alguns me chamaram de louca quando escolhi deixar uma carreira de banco para assumir um posto que posso a qualquer momento vir a perder...

Mas, quem me conhece pouco, sabe que sou uma pessoa de desafios e eu nunca tive medo de arriscar, já mudei de país sem falar a língua, morei sozinha, trabalhei na limpeza , de garçonete, já fui gerente comercial de uma multinacional, professora universitária , ministrei palestras de Etiqueta e Mkt pessoal, hoje sou síndica e colunista de revista.
Sou uma pessoa versátil sem medo da vida, ela é quem tem que sentir medo de mim, porque eu sou persistente!rs

Na verdade a úncia coisa que sou oficialmente é Marcela, o resto são papéis que venho desenvolvendo na minha vida, e com muita dedicação em tudo que faço. Meu lema é: Não importa onde eu estou, estou sempre de corpo e alma e isso me faz uma profissional no mínimo dedicada!

Adoro ser síndica, me sinto feliz, talvez sem o status que o banco me proporcionava, sem o prestígio da minha família que não concorda, mas com minha aprovação pessoal, que nessa vida é o que importa, não é mesmo?

Na semana retrasada recebi um morador do Reserva do Golf , veio pedir um orçamento de quanto eu cobro para fazer a gestão do condomínio deles, pois lá, sou muito elogiada. Fiquei surpresa com esse feedback, e senti ainda mais que estou no caminho certo.

Ainda não quero pegar outro condomínio, primeiro porque estou amadurecendo essa profissão, cada dia aprendo algo novo, segundo que o Solar ainda precisa muito de mim e terceiro que estou grávida, e passar por todo desgaste de introduzir uma cultura, não é o que eu gostaria de viver neste momento.


No começo da gestão do Solar eu cheguei a pensar em desistir, cheguei a ficar doente tive que tomar remédios fortes, meu cabelo caiu e eu perdi 6kg ... tudo conspirou para que eu abandonasse o barco, mas cá estou firme e forte! rs :)

A função de síndico, de regra já leva a fama de ser algo desgastante, mas quando se tem um salário as coisas pioram, porque as pessoas se sentem no direito de te cobrar de te humilhar, de ser mal educadas com você e por  muitas cheguei a pensar:

Eu acho que nao preciso disso!
Será que prossigo? Ou paro por aqui?

Dois membros do conselho viraram pra mim e disseram: Se você sair, eu saio do conselho... !
Que responsabilidade a minha, e que motivação me deram para continuar! Ouvir isso foi um divisor de águas.

Mas por outro lado, penso que pessoas difíceis, são as que mais precisam da gente, era ai que estava o meu maior desafio, quem dera nós  vivêssemos sempre em ambiente de paz, onde todos são pessoas maleáveis!!! Seria ótimo não?
Então, levei em consideração que no banco eu também tinha que lidar com pessoas difíceis, e isso me consolava de certa forma.
A diferença brusca de funções é que voce deixa de ter um único chefe para ter 152...e isso é desgastante! Mas nao impossível!

Bom, o que eu queria que vocês soubessem é que nessa experiência maluca, aprendi inúmeras coisas, conciliar conflitos que é uma matéria que eu ministrava na Faculdade Anhanguera e achava tão divertida, mas que na prática é muito mais difícil do que a gente pensa.

Bom senso? Cadê? Você acha que todos possuem,mas na verdade somos o resultado de uma geração de mimados...(a maioria no mundo e a minoria do prédio, pela bondade do senhor rs ).


Ouvi muito essa frase: Quem voce pensa que é?
Uauuu! Penso que sou a pessoa responsável por fazer cumprir regras no condomínio, e olha que eu tento manter um nível de bom senso altíssimo na hora de filtrar minhas advertências.
Já levei fama de boazinha, e me disseram que deixo de ter credibilidade já que passo uma imagem de simpática, visto que, síndico não pode ser simpático.


Onde esta escrito isso? Que lei regulamenta esse perfil?
Não me rotulem!

A Marcela é simpática sim, em qualquer função que  eu venha desempenhar, mas sou muito clara nas minhas decisões e atribuições, não confundam.
Um líder deve ser admirado nao temido,  e é por isso que existem tantas pessoas insatisfeitas com suas profissões, porque o chefe da tribo acha que liderar é comandar!

Mas então  o que é a geração do adulto mimado?

Sao pessoas que não sabem receber uma advertência, ou  elas retrucam, ou apontam o defeito do outro! É cômico,quando alguém recebe uma advertência e me liga: Vou levar para o meu jurídico verificar.. Genteeeeee acorda, erro é erro!

Parem com essa mania de levar tudo para o advogado, vamos resolver as coisas na conciliação na paz e tentarmos seguir de maneira correta o regulamento, isso nao significa que voce nunca vai errar, a gente erra sim, somos seres humanos, mas é preciso aceitar e tentar se adaptar as regras.

Isso é o constante resultado das crianças que os pais passaram a mão na cabeça, e o mais engraçado é que eu uma mulher de 31 anos, consigo enxergar nitidamente os quarentões ou cinquentões que nao gostam de ser decepcionados.

É incrível como isso acontece, eu fui em um curso de comunicação para síndicos e o auge era esse assunto, educar pessoas nao é função do síndico, deveria ter sido função dos pais, mas que agora somos responsáveis em criar limites e lidar com os adultos que  ficam emburrados, quando voce diz Não!
...Difícil neh? Desafiador!


Hoje eu considero que estou conseguindo moldar uma cultura dentro do condomínio, coisa que nao precisamos ter um nível cultural muito acima para saber que educar, moldar e criar uma cultura é algo que se constrói dia a dia, e estamos indo muito bem!

O condomínio já esta sendo referência, e isso me deixa imensamente realizada!
Os gargalos do caminho vamos diminuindo com o tempo e com a ajuda dos moradores de energia positiva que me ajudam a construir um ambiente de sugestões e mais feliz, só pode ser  sucesso sem sombra de dúvidas!


Um forte abraço e vamos que vamos que a vida no condomínio nao para!

Att

Marcela







2 comentários:

  1. Bom dia, Marcela.
    As pessoas que reclamam sem qualquer educação são as mesmas que reclamam do médico que as atende, do garçom que as servem, etc. Todas profissões que tem contato com pessoas estão sujeitas às mal educadas. Felizmente a maioria reconhece o trabalho e é por essa maioria que continuamos trabalhando.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Thiago é pela maioria que vale a pena continuar!

      Obrigada pelo comentário!

      Excluir